Pesquisa de clima: meio para efetivo plano de ação

 7 de junho de 2022
Postado por Wiabiliza

Entre as empresas do setor do agronegócio participantes da Pesquisa Nacional de Remuneração, Benefícios e Práticas de RH do Agronegócio, conduzida pela Wiabiliza em 2022, 64% delas responderam que realizam pesquisa de clima, assim como 58% do Setor Sucroenergético.

Por ser mais uma importante ferramenta de levantamento de expectativas e necessidades dos colaboradores, a Pesquisa de Clima deve ser utilizada de forma assertiva e totalmente conectada com os objetivos empresariais, pois certamente seu resultado trará elementos que deverão ser trabalhados; e estes podem envolver desde um ajuste na política de benefícios à necessidade de rever programas de remuneração, desenvolvimento de lideranças e revisão das estruturas de comando, entre outros. Seu uso estratégico depende de uma boa modelagem, ressalta o consultor da Wiabiliza, Gilson Nogueira.

A Pesquisa de Clima deve ser compreendida como uma oportunidade para medir a experiência do colaborador. O mundo do trabalho tem mudado e este entendimento tem a mesma importância em saber quanto os clientes estão satisfeitos com as entregas da empresa.

O RH deve ter como uma de suas principais características o entendimento do negócio e atuar como um mediador e influenciador de importantes decisões. Partindo desta premissa, a Pesquisa de Clima tem como característica básica um meio para se alcançar sua real finalidade e, a partir de então, definir as ações que levarão a empresa aos melhores resultados, sejam eles financeiros, de produtividade, de engajamento, de alinhamento cultural, enfim, são muitas possibilidades.

O Clima Organizacional e a percepção positiva

Pesquisa de clima: meio para efetivo plano de ação

Gilson Nogueira: “O uso estratégico da Pesquisa de Clima depende de uma boa modelagem”

Uma empresa com um bom Clima Organizacional é um local onde os colaboradores tem a percepção positiva de como as coisas fluem, sejam os processos e políticas, as oportunidades de desenvolvimento, a comunicação, trabalho em equipe, lideranças preparadas, remuneração e benefícios, entre outros aspectos que contribuem para alavancar resultados positivos para todos os envolvidos.

O mercado Agro no Brasil é extremamente eficiente em sua operação, e o entendimento do Clima Organizacional trará dados e fatos que ajudarão as organizações a terem maior clareza de quais ações devem ser tomadas.

“Temos em média 61% das empresas que fazem Pesquisa de Clima como uma prática de RH. Importante salientar que vivemos no Brasil uma “crise” na oferta de mão de obra, principalmente a qualificada”, afirma Nogueira.

O resultado de um estudo como este trará informações e clareza de quando, como e onde as empresas devem atuar na gestão de pessoas, mitigando o risco de turnover, direcionando de forma estratégica os investimentos em programas como remuneração, liderança, comunicação e desenvolvimento, entre outros, explica o consultor. “Eis que as empresas terão seu panorama interno identificado, facilitando a decisão de onde atuar no momento”.

Pesquisa de Clima: Adequada modelagem

O RH deve ser o departamento competente para conduzir uma adequada Pesquisa de Clima e com foco no negócio da organização.
“É estratégico para a empresa que o gestor seja um influenciador na modelagem da Pesquisa de Clima, adequando o que será questionado, com foco na abordagem mais efetiva para um posterior plano de ações”, diz o consultor da Wiabiliza.

É a partir de uma adequada modelagem que esta ação pode contribuir como ferramenta que agrega resultados. Porém, a pesquisa dependerá do quanto as lideranças de recursos humanos entendem do negócio da organização, aonde ela quer chegar e o que precisará fazer para alcançar suas metas, conclui o consultor.

Pesquisa de clima: meio para efetivo plano de açãoCaro leitor, este é o sexto artigo da série de análises de resultados das Pesquisas Wiabiliza. Elencamos abaixo os temas já abordados, para que você possa ver os outros assuntos relacionados. Continue acompanhando nossas publicações!

Artigo 1: Os colaboradores percebem o valor dos benefícios que sua empresa oferece?

Artigo 2: Auxílio Educação como fortalecimento de marca

Artigo 3: Previdência Privada, Auxílio Creche, Farmácia, Ótica e Automóveis

Artigo 4: Programa de jovens talentos

Artigo 5: Qualidade de Vida

Artigo 6: Programa de Remuneração