Os colaboradores percebem o valor dos benefícios que sua empresa oferece?

 25 de abril de 2022
Postado por Wiabiliza

Em abril de 2022, a Wiabiliza Soluções Empresariais apresentou a mais recente atualização da Pesquisa Nacional de Remuneração, Benefícios e Práticas de RH do Agronegócio.

Decorrente desse estudo, iremos trazer uma série de artigos com números e análises que irão trazer insights fundamentais para as estratégias das empresas, independente do seu segmento de atuação.

Como primeiro tema a ser abordado na série, falaremos sobre indicadores de BENEFÍCIOS.

Inicialmente, pudemos diagnosticar que a maioria das empresas oferece a seus funcionários benefícios como seguro de vida, assistência médica e odontológica, vale refeição e restaurante ou vale alimentação.

Uma das perguntas chave que fizemos aos gestores de RH é: sua empresa reúne estratégias orientadas para a capitalização desses benefícios? Os colaboradores percebem o valor dessas práticas de gestão de pessoas? Mais do que isso, sua empresa realmente entende e reconhece o quanto são eficazes as melhores práticas de gestão, e como estas podem ser revertidas em atração, retenção, engajamento e produtividade?

Alguns números da Pesquisa

Na construção do mais recente relatório da Pesquisa, participaram 138 empresas dos setores do Agronegócio e Sucroenergético. A Wiabiliza avaliou 655 cargos, 27 práticas e indicadores de RH, 11 benefícios, além de explorar 26 áreas do segmento.

participaram 138 empresas dos setores do Agronegócio e Sucroenergético. A Wiabiliza avaliou 655 cargos, 27 práticas e indicadores de RH, 11 benefícios, além de explorar 26 áreas do segmento

Alguns numeros da pesquisa

Entre os resultados, destacamos: 96,5% das empresas oferecem seguro de vida; 95%, assistência médica; 90% das organizações garantem vale refeição e 78%, o vale alimentação; já 76,5% das participantes oferecem auxílio odontológico.

Entre os resultados, destacamos: 96,5% das empresas oferecem seguro de vida; 95%, assistência médica; 90% das organizações garantem vale refeição e 78%, o vale alimentação; já 76,5% das participantes oferecem auxílio odontológico.

Segundo o consultor da Wiabiliza, Gilson Nogueira, é importante que os colaboradores reconheçam o valor dos benefícios em duas ocasiões: quando somados aos salários e quanto ao aproveitamento de cada um deles.

Ele ainda explica que, na pandemia, ser beneficiário de um plano de saúde empresarial tornou-se uma das maiores necessidades dos colaboradores e foi determinante para a retenção de talentos, principalmente em um momento de tanta insegurança. Porém, os gestores de pessoas dispõem de estratégias capazes de despertar nos colaboradores o valor desse benefício?

Como setor estratégico dentro das organizações, o RH tem de entender e reconhecer quais as necessidades do negócio e das pessoas, garantindo que não falte o essencial quando se tem como proposta atrair, reter, engajar e desenvolver pessoas. Implementar benefícios sem visão estratégica pode ser desperdício de recursos.

O consultor da Wiabiliza cita como exemplo o seguro de vida, um benefício de muito valor, mas pouco percebido dentro das organizações.

A falta de percepção de valor pode ser revertida quando o RH desenvolve estratégias adequadas de divulgação do que é fornecido. Entre elas, apresentar com clareza a forma de usar e as vantagens de cada benefício, e o quanto isso representa em valor monetário, entre outras possibilidades.

Gilson Nogueira: “As empresas precisam saber capitalizar os benefícios que oferecem”

“As empresas precisam saber capitalizar os benefícios que oferecem, de modo a utilizá-los como ferramentas de retenção e produtividade”, alerta Gilson Nogueira. O foco é agir com estratégia e economia de recursos. E entender a necessidade de seus colaboradores é um exemplo de como agir com estratégia”.

“Não adianta oferecer vale refeição se a empresa está instalada em local de difícil acesso aos centros comerciais. Será mais vantajoso apostar no restaurante próprio, mas sem desperdiçar a oportunidade de comunicar sobre hábitos alimentares saudáveis e o perigo das doenças crônicas, como obesidade, pressão alta e doenças relacionadas ao sedentarismo”, diz o consultor.

“A gestão de pessoas deve atuar alicerçada nas melhores práticas, entendendo e fazendo parte efetiva do negócio da empresa, bem como reconhecendo a necessidade dos colaboradores.

Como foi possível observar neste primeiro momento, é imprescindível que as empresas estejam conectadas com as atualizações constantes sobre as práticas de mercado. Um estudo de abrangência nacional, com informações altamente detalhadas sobre cada setor, região, níveis de cargos e práticas de RH garante a assertividade na tomada de ações estratégicas na gestão de pessoas.

No próximo artigo semanal, trataremos dos benefícios que tiveram menor índice de adoção por parte das empresas, e que ainda assim são fundamentais para os processos de gestão de pessoas.

Até logo!