Remuneração: uma análise estratégica sobre Salários
Em processos seletivos, são inúmeros os fatores que tornam uma posição atrativa: benefícios financeiros e não financeiros, histórico de clima e engajamento da Empresa, desafios que estimulam o desenvolvimento das competências e gerem novas oportunidades, entre outros.
Ainda assim, inegavelmente é o salário que tem o maior peso, seja para quem paga, seja para quem recebe. Afinal, a prestação do apartamento, escola dos filhos, reservas de emergência e outras tantas necessidades que todos nós temos, só são satisfeitas quando há remuneração envolvida.
No que tange ao fator da remuneração, grande parte das empresas, quando formulam suas políticas salariais, têm como diretriz o que é conhecido como Salário Nominal: aquele que vai registrado na Carteira de Trabalho.
Salário Nominal X Salário Total
Porém, quando temos acesso aos dados estratégicos de mercado e fazemos as devidas comparações, vemos que nem sempre um salário “baixo” na Carteira representa um ganho financeiro abaixo do praticado pelo mercado. Da mesma forma, um salário “alto” na Carteira não necessariamente representa que exista um ganho financeiro acima do mercado.
É de fundamental importância observar o Salário Total, ou seja: a somatória do Salário nominal adicionado a variáveis que podem vir a compor este ganho, como por exemplo: PLR/PPR, Bônus, Gratificações, etc.
No exemplo abaixo temos a demonstração visual dessa variação: alguns cargos que no salário nominal apresentam-se abaixo do mercado e o inverso.
Ao serem considerados os adicionais, é importante ressaltar que estes tratam de cargos equivalentes em empresas de um mesmo segmento.
Vejamos agora, como ficaria a Composição total do Salário, considerando-se os demais elementos:
Remuneração: Conclusões
Como conclusão, podemos afirmar que as melhores práticas estratégicas na Gestão da Remuneração atraem os melhores profissionais, diminuem o turnover, potencializam os resultados e o engajamento dos funcionários, inclusive racionalizando os valores com folha de pagamento, pois o efetivo pagamento da remuneração variável, acontece com o atingimento das metas estabelecidas.
Quer entender como criar uma composição estratégica de Remuneração? Precisa de dados de Mercado sobre práticas salariais de diferentes segmentos? Converse com um Consultor Especialista da Wiabiliza.