Parcerias: Ponto estratégico daqui pra frente
Parcerias como ponto chave para a adaptabilidade
De repente a vida e os negócios estão de cabeça para baixo. Um mar de incertezas paira sobre todos, especialistas de todas as áreas trazem prognóstico com diversos cenários e é quase uma unanimidade de que o mundo não será como antes. Aliás, muitos afirmam que se estamos onde estamos, foi por conta do que veio antes, sejam mercados instáveis, visão somente do aqui e agora, falta de parcerias, humanidade ou empatia. O Brasil sempre viveu em grandes gangorras entre estar mal e melhorzinho. Com esta situação que certamente deixaremos para trás em breve, precisamos escrever e guardar em vários arquivos esta experiência mas, acima de tudo, passarmos a agir agora, rapidamente, para não sermos engolidos pelo excesso de demanda que virá e nos tirará do foco de revisões novamente.
Tanto na vida pessoal quanto no mundo dos negócios, a palavra de ordem, que não é nada nova é ADAPTABILIDADE: quebramos alguns paradigmas que só viriam à tona no longo prazo, e olhe lá. Mas há muito a fazer!
Home office
O home office trouxe para as pessoas oportunidades de capacitação e tempo reflexão e, certamente neste ínterim, virá um novo mindset, impactando todas as relações, inclusive as de trabalho.
Sistemas de gestão, planejamento orçamentário, controle de custos, fluxo de caixa, liquidez, produtividade, qualidade, farão parte da linguagem do dia a dia de todos os negócios, independente do porte e segmento em mercados cada vez mais competitivos. Muitas empresas nesta quarentena estão revendo seu posicionamento e estratégias de sobrevivência. Uma delas é a de atuarem com parcerias cujos relacionamentos serão mais profundos, abertos e de longo prazo, no velho “ganha-ganha” que todos preconizam mas poucos levam eticamente a sério como visão de mundo e postura de negócios.
Planejamento e comportamentos
O mundo passa a exigir novos comportamentos, maior capacidade de planejamento e gestão.
Repense sua trajetória e abra novas possibilidades. Estamos a postos para trocar informações, discutir cenários corporativos e dividir avaliações e adaptações sobre modelos de gestão alternativos. Somos parceiros e há muito praticamos essa postura.
O futuro é agora. Conte conosco!
Gilson L. Nogueira
Consultor de Núcleo