“Mantenha-se competitivo e valorize quem entrega resultados.”

Muito se fala hoje em dia sobre uma atuação ágil, qualificada e de forma mais assertiva. Mas como alcançar esses resultados? Com as exigências do mercado, as empresas são obrigadas a revisar periodicamente suas estratégias de competitividade.

Nesse cenário, se torna fundamental ampliar a utilização das competências individuais, coletivas e desenvolver novas competências necessárias ao negócio. Por isso é importante ter profissionais alinhados aos valores e estratégias da organização, para possibilitar o alcance de resultados.

Trabalhar a Gestão de Pessoas direcionada para valorizar as competências que geram resultados, alinhadas às práticas de remuneração participativa, envolve e engaja os colaboradores. Quando falamos em políticas de Remuneração por Resultados falamos em um tratamento diferenciado para quem contribui de forma significativa para resultados positivos no negócio, permitindo que os profissionais que atinjam ou superem as metas se beneficiem proporcionalmente.

A participação nos resultados permite uma flexibilidade de adequação dos custos do profissional na composição dos custos da organização. Ressaltando que em uma fase de economia altamente competitiva, como vivemos hoje, empresas que adotam sistemas de gestão mais flexíveis certamente terão mais chances de sucesso.

Processo de Desenvolvimento

  • Estabelecer Indicadores e Metas considerando Planejamento Estratégico (se houver) e resultados Globais, Departamentais e Individuais.

  • Realizar reuniões estruturadas com os Gestores, identificando os principais Indicadores de Performance.

  • Definir Métricas para os Indicadores, balizadas, sempre que possível, em ações mensuráveis e o grau de dificuldade de alcance de cada um deles.

  • Definir Premiação, atrelados a limites definidos pela Empresa e benchmarking de mercado.

  • Simular cenários, com avaliação / medição de performance e resultados a serem distribuídos em forma de “cascata”.

  • Divulgar o Programa, com apresentação dos objetivos, valores e formas de premiação a todos os Colaboradores.

  • Alinhar o Programa à lei de PLR, utilizando as vantagens sobre os encargos sociais.

  • Implantar modelo, treinando os Gestores e alertando sobre a importância da avaliação.

Benefícios

Remunerar de forma diferenciada aqueles que contribuem de “forma diferenciada”.
Remunerar pelo desempenho / resultados.
Alinhar objetivos e estratégias da empresa com os Colaboradores.
Ser uma empresa mais competitiva.
Adotar as melhores práticas de mercado.
Estimular o desenvolvimento.