“Qual o tamanho da estrutura da sua empresa? Racionalize processos e maximize recursos.”
É muito comum que no processo de crescimento da empresa sejam criados diversos níveis e cargos para atender as rápidas necessidades da organização. Revisar a estrutura organizacional periodicamente é de suma importância para distribuir melhor as responsabilidades, gerar eficácia nos diversos níveis hierárquicos e nas estratégias de remuneração.
Tão importante quanto revisar a estrutura é fazer isso sob os princípios da Governança Corporativa, agregando valor ao negócio, tornando-o mais tangível à luz de avaliadores, investidores e acionistas.
Nos estudos e mapeamentos organizacionais, trilhamos as seguintes fases:
– Estrutura: visão de futuro, objetivos estratégicos, planos e metas.
– Processos: processo de negócio, suporte e indicadores
– Recursos: pessoas, competências, recursos financeiros, TI.
– Operação: Estrutura Organizacional, políticas, papéis e responsabilidade, ferramentas de gestão e cultura.
Durante o processo realizamos análises do negócio, equacionando porte, região, produto, mercados, recursos financeiros, nível das lideranças e investimentos em Folha de Pagamento. O principal objetivo é estabelecer sinergia entre as áreas, gerando processos compactos, que refletem diretamente no “headcount” e nos “custos”.