Pesquisa de Expectativa de Gestão Organizacional frente ao COVID-19: Resultados
Cenário e objetivos da Pesquisa
A pandemia do COVID-19 trouxe uma condição global nunca antes experimentada pelas Organizações. Forçando a reclusão e distanciamento social da população, empresas viram-se forçadas a interromper ou rever seus modelos de negócios.
Dentro desse contexto, a Wiabiliza procurou entender como esses impactos foram absorvidos pelas empresas, bem como quais providências foram tomadas e de que forma essas ações incidiram nas operações desses negócios.
Nosso objetivo foi fornecer rapidamente informações e cenários que colaborem em decisões a serem tomadas agora e no retorno, pós COVID-19.
Metodologia
Foi disponibilizado Questionário online com uma série de questões fechadas e abertas, com o objetivo de obter o maior número possível de informações sobre as percepções de Gerentes e Diretores, em âmbito nacional e em segmentos variados.
Para a divulgação da pesquisa, fizemos a chamada por e-mail e campanha em redes sociais (Linkedin, Facebook e Instagram).
Resultados e análise
Região em que a Empresa se encontra
Embora a pesquisa tenha sido aplicada em âmbito nacional, a predominância das respostas ocorreu na região sudeste.
Este fato se deu, provavelmente, pelo fato dessa região ter sido a mais afetada pela pandemia, com 53,7% dos casos registrados no Brasil*.
Segmento de atuação da Empresa
Diversos segmentos e setores responderam a pesquisa, por meio de questões abertas, possibilitando obtenção de respostas semelhantes, mas sem comprometer os resultados.
Os destaques ficam por conta dos setores de: Serviços, Indústria, Agroindústria, Saúde, Metalúrgico e Comércio.
Número de colaboradores efetivos na Empresa
A amostragem trouxe Empresas de portes variados, desde MEI até Corporações com mais de 10.000 Colaboradores efetivos.
Destaque para empresas com quadro de Colaboradores entre 101 a 300 (26%), 1 a 5 (15%), 301 a 500 (13%) e 6 a 20 (10%).
Qual a estratégia da Empresa para o enfrentamento do momento atual?
(mais de uma alternativa permitida)
Pode-se perceber, pelas respostas, que as estratégias mais adotadas abrangem, principalmente, a revisão de Processos de Gestão Organizacional (53,1%) e Revisão das Estratégias em Volume de Produção (30,6%).
A Empresa pretende rever seu planejamento estratégico no curto prazo?
A revisão do planejamento estratégico já é considerada pela maioria dos entrevistados como uma realidade presente e praticamente inevitável.
Apenas 18,4% dos casos, em função desses segmentos não terem sido impactados, pretendem manter o planejamento atual.
O que considera como maior desafio para sua organização no momento?
(mais de uma alternativa permitida)
De acordo com as respostas obtidas, é possível identificar uma série de preocupações distintas para a retomada dos negócios no atual cenário. Destacam-se as considerações relativas a retomada de negócios e gestão de times.
Avalie o impacto do atual cenário em relação à geração de receitas da sua Empresa
Mais de 80% das Empresas participantes da pesquisa relataram que tiveram perda de receita no decorrer do período.
Em níveis alarmantes, correspondendo de 50 a 80% de redução nas receitas, temos 34,7% das entrevistadas.
O regime de trabalho home office é aplicável à sua Empresa?
Apenas 6,1% das empresas entrevistadas declararam que o regime de home office não se aplica em suas operações.
Entende-se que essa crise criou a oportunidade das organizações reavaliarem as relações trabalhistas, sendo oportuno avaliar em curto prazo quais processos organizacionais podem ser revistos, buscando redução de custos.
Em termos gerais, pode-se entender a experiência de home office na sua Empresa como:
69,4% das empresas entrevistadas tiveram a percepção de que a experiência home office foi produtiva.
Cerca de 20% das empresas sentiram dificuldade em gerir os colaboradores ou sentiram seus gestores sobrecarregados de solicitações.
*O campo de observações era opcional.
A seguir, alguns depoimentos dos entrevistados a respeito dessa questão.
“Cultura atual não facilita migração e funcionário não entrega o previsto em muitos casos.
Dependemos de produção de medicamentos e visita a médicos.
Ganhos de produtividade, melhora na qualidade de vida, mais liberdade e menos estresse.
De modo geral, gestão à distância traz natural desafio, por isso, deve-se avaliar muito bem quais processos e atribuições podem ser mais adequadas para execução de forma remota, e as que necessariamente devem ser presenciais.
A empresa é uma OS. Home office não se aplica aqui, devido à cultura.
As pessoas têm usado recursos virtuais para compensar afastamento.
Considerando o atual cenário, observamos que a produtividade de nossos colaboradores se manteve quase que estável.
Foi utilizado estruturação previa de forma emergencial, envolvendo poucos colaboradores.
Todo o Administrativo da empresa está em Teletrabalho em função do Covid-19 e os gestores estão sendo solicitados acima da média normal. Mas também a criatividade, projetos e sugestões aumentaram substancialmente.
Por ser uma experiência nova, ainda está difícil fazer gestão adequada.
Houve facilidade em obter informações em tempo real, o que melhorou muito o desempenho, já que tratamos de avaliações econômicas de mercados.
Já atuamos desta forma desde 2012 e tem funcionado muito bem.
A falta de procedimentos dificulta a aferição de resultados.”
Cargo do responsável pelas respostas
(opcional)
Participação muito expressiva dos respondentes da pesquisa de cargos estratégicos e de gestão (Diretores, Gerentes, Sócios).
Conclusão
Por meio dos dados coletados na pesquisa, a Wiabiliza pôde chegar a algumas conclusões importantes sobre este momento ímpar na história do Brasil e mesmo mundial.
De modo geral, os mais variados setores econômicos sofreram impactos relevantes em suas receitas. A concentração desses impactos ocorreu, primordialmente, em grandes centros urbanos e econômicos.
Como forma de mitigar esses impactos sem paralisar completamente suas atividades, muitas empresas buscaram, como alternativa, aplicar o modelo de home office, buscando manter eficiência.
Por ser um modelo ainda pouco utilizado, foram várias as dificuldades em implementá-lo e manter a mesma eficiência do trabalho in loco.
Dentre elas, destacamos a complexidade na gestão e o aumento de volume de solicitações aos gestores.
A revisão de estruturas hierárquicas e de modelos de gestão de processos se mostrou importante.
Também foi ressaltada a necessidade de se rever com urgência, estratégias de produção e comerciais, como o e-commerce.
O conteúdo total ou parcial dessa pesquisa pode ser compartilhado, desde que citada a fonte.
Se você quiser fazer o download dessa pesquisa em .PDF, é só CLICAR AQUI.