Inteligência Emocional: Empresas demandam treinamentos em home office

Inteligência Emocional: Empresas demandam treinamentos em home office

Pilares da Inteligência Emocional como autocontrole, autoestima, autoconhecimento, sociabilidade e empatia, já eram competências apreciadas no mundo corporativo presencial. A novidade é que o advento da pandemia potencializou e transformou a inteligência emocional em ferramenta prioritária nas relações profissionais entre líderes e liderados, nas hierarquias verticais ou horizontais, e na qualidade dos resultados esperados.

Inteligência Emocional: Autoconhecimento é a chave

Segundo a consultora da Wiabiliza, Lúcia Tinoco, para desenvolver uma boa inteligência emocional, é preciso ter autoconhecimento para entender quais são seus pontos frágeis, suas emoções, sua autoestima, o autocontrole, a empatia e a sociabilidade. A pandemia intensificou o Home Office e novas rotinas foram impostas, como o acompanhamento dos liderados à distância, o que exigiu por parte dos líderes o desenvolvimento destas competências.
Quanto aos liderados, a consultora chama a atenção para a mudança em suas rotinas. Quem estava preparado para ter um escritório em casa ou executar as tarefas sem a supervisão dos superiores e o contato com os colegas? Essas mudanças vêm demandando mais dos trabalhadores. Ela cita um exemplo: os liderados passaram, de suas casas, a realizar tarefas sozinhos e, embora possam pedir ajuda por email ou whatsapp aos colegas, se deram conta de que eles também estão lidando, de suas casas, com desafios, sobrecarga de trabalho e tarefas domésticas.
Dessa forma, aquela dúvida que poderia ser sanada rapidamente não existe mais, e isso leva a pessoa a trabalhar mais por tentar resolver tudo sozinha. Detalhe: e ainda empenhada em manter a mesma qualidade da entrega quando o trabalho era presencial.

Líderes e liderados estão sendo mais demandados

“Líderes e liderados estão sendo mais demandados, o que faz da inteligência emocional um treinamento relevante na pandemia”

Para trabalhar mantendo o controle emocional e o equilíbrio entre compromissos domésticos e profissionais, sem o contato com os líderes e afastado do ambiente de trabalho, local de troca de experiências com os colegas, é preciso autocontrole, autoestima, autoconhecimento e empatia, ressalta Lúcia.

Treinamentos com ênfase em Inteligência Emocional

A Wiabiliza tem ministrado cursos e treinamentos específicos para as empresas, alinhados às demandas deste momento de pandemia, como: Gestão do Tempo, Como liderar por Home Office, Como fazer a gestão de pessoas por Home Office e Como delegar e acompanhar por Home Office. Segundo Lúcia, grandes empresas de setores como agronegócio, indústria e do mercado financeiro não apenas solicitaram como também sugeriram esses treinamentos.

Veja também:

Por que 65% dos profissionais querem trocar de emprego?

Uma pesquisa recente da PWC mostrou que 65% dos profissionais estão em busca de um novo emprego. Eu como profissional de RH e mentora de carreira me questiono sobre o que está impulsionando essa movimentação. Quais são as principais razões

A sucessão familiar no agronegócio: quem vai tocar os negócios no futuro?
O último Censo Agropecuário realizado no Brasil, mostra que a maioria dos trabalhadores do campo tem idade avançada e que a minoria são os jovens, que continuam a migrar para os grandes centros urbanos.
Equidade Salarial: Uma Nova Fronteira para a Gestão de Pessoas
No dia 27 de novembro de 2023, uma importante legislação entrou em vigor, trazendo consigo desafios e oportunidades para o cenário empresarial brasileiro.