Gestão do Desempenho por competências – Case TUM

 8 de junho de 2021
Postado por Wiabiliza

Após êxito com avaliação de pessoal, empresa do ramo metalúrgico compartilha experiência com gestão de desempenho por competência

Já fazia parte da cultura da empresa do ramo metalúrgico, a TUM – Trefilação União de Metais, com 130 colaboradores e localizada no município de São Bernardo do Campo (SP), a avaliação de seus processos industriais. Mas os resultados vieram com substancial diferença depois que os funcionários passaram por programas de desempenho por competências, segundo o gestor de RH da TUM, Antônio Carlos Neuber. Para manter a eficiência operacional e a capacidade produtiva, era praxe da organização a constante avaliação de seus processos, mas que agora se estende ao seu capital humano, que responde de modo afirmativo às demandas de melhoria de competências. “Nossos colaboradores são pessoas que produzem para outras pessoas, nossos clientes. O ser humano é o fator principal de toda essa cadeia”, diz Neuber.

A TUM é cliente Wiabiliza, consultoria responsável pela implantação do programa Gestão de Desempenho por Competências, coordenado pelo consultor Tadeu Roveri, profissional que soma trinta anos de experiência em Recursos Humanos. Diante da constante eficiência alcançada com o desenvolvimento de processos, a TUM entendeu que era preciso avaliar as competências e capacidades, de forma que os funcionários estivessem à altura das novas exigências demandadas. “Novos processos, novas competências”, diz Neuber. Foi quando entrou em cena a Wiabiliza, que já havia comandado outros projetos na TUM, bastante exitosas, lembra o gestor de RH.

Gestão do desempenho por competências - Case TUM

“O ser humano é o fator principal de toda essa cadeia” – Antônio Carlos Neuber

Segundo Roveri, os benefícios da Gestão de Desempenho por Competências para as empresas são a avaliação de cargos com base nas atividades exercidas, a possibilidade de mensurar as complexidades e responsabilidades de cada cargo, identificar as atividades e entregas mais importantes por cargo e agregar, substituir e rever competências sempre que necessário. No caso da TUM, para cada novo processo implementado em cada um dos vários setores da organização, “baseado em metodologia, com a expertise Wiabiliza”, ressalta Neuber, era necessário que cada um dos funcionários fosse avaliado, também em todos os setores, da alta liderança até a base da pirâmide, tendo como meta a melhoria e a eficiência de toda a empresa.

Alavancar resultados das áreas e, consequentemente, de toda a organização, gerar comprometimento em relação aos resultados esperados, desenvolver e reter talentos são os resultados esperados quando a organização adere ao programa Gestão de Desempenho por Competências, explica o consultor da Wiabiliza. Entre os benefícios para o colaborador estão o recebimento de orientação constante sobre seu desempenho, estímulo à busca do autodesenvolvimento e definição de plano de carreira.

No caso da TUM, Neuber explica que o programa de Gestão de Desempenho por Competências estimulou seus colaboradores a refletirem em quais aspectos poderiam melhorar. “Todos tomaram, por conta própria, a iniciativa de se desenvolverem e avaliarem como poderiam evoluir. Os processos foram ótimos!”.

Para Roveri, avaliar os colaboradores garante que as organizações alavanquem resultados em todas as áreas por meio do desenvolvimento de pessoas. “Com apenas uma pequena melhora de performance de cada um de seus colaboradores, toda a empresa ganha um desenvolvimento substancial!”.