Ajustar ou reformular processos é a estratégia mais acertada para eficiência e produtividade das empresas

Competitividade e eficiência estão na agenda de todas as empresas. Porém, apesar de os processos de produção absorverem a maior parcela de recursos dentro das organizações, são raríssimas as empresas que os mantêm ajustados para que possam responder pela produtividade almejada.

A afirmação é do diretor presidente da Wiabiliza, Jorge Ruivo, que chama a atenção para as estratégias adotadas pelos gestores: “O processo está atrelado ao custo e reduzir despesas sem adequá-los é impossível”.

Maurício Aímola, gerente da Wiabiliza, explica: “as empresas querem reduzir custos, mas não estão conseguindo porque não olham para suas operações, que mais demandam recursos” Ainda segundo Aímola, para alcançar a eficiência é preciso analisar os processos e produzir de maneira diferente, mais eficaz. “Nossas pesquisas apontam que revisão de processos não está na agenda do empresariado, o que é um grande erro”.

Propor projetos menos ambiciosos, de quatro semanas de duração, é outra estratégia recomendada pelos executivos da Wiabiliza. “Quatro semanas é o tempo necessário para revisão dos processos, que geram custos, por isso, ao reformulá-los, nota-se o impacto imediato nas finanças da companhia”, diz Ruivo. Completa Aímola que em quatro semanas a proposta prevê o entendimento do processo, análise para detectar falhas e gastos, aplicação de técnicas experimentadas para melhorias, além de treinamento dos colaboradores e monitoramento das operações.

Veja também:

Pesquisa de remuneração: ferramenta para decisões salariais justas

No cenário atual de alta competitividade e retenção de talentos como prioridade estratégica, a definição de políticas salariais eficazes se tornou um desafio constante para empresas de todos os portes. É nesse contexto que a pesquisa de remuneração se destaca

Gestão por competências: 7 motivos para você implementar agora mesmo em sua empresa

A gestão por competências é um modelo estratégico que alinha as habilidades dos colaboradores aos objetivos da empresa. Diferente da gestão tradicional, que foca apenas em resultados, esse método avalia e desenvolve competências técnicas e comportamentais essenciais para o sucesso

Sucessão em empresas familiares: como estruturar o programa

A sucessão em empresas familiares é um dos maiores desafios enfrentados por negócios que desejam atravessar gerações mantendo sua essência, competitividade e harmonia interna. Apesar da importância, muitas empresas postergam esse processo, algo que pode resultar em conflitos, descontinuidades e