O Brasil só começa a funcionar depois do Carnaval? Resultados da Pesquisa
“O Brasil só começa a funcionar depois do carnaval” – essa frase faz parte da lista de ditados dos brasileiros. Mas será que é assim mesmo?
Vejamos:
Pensando de forma operacional, o Brasil nunca para ou, pelo menos, achamos que não!
Normalmente, as áreas de bens e serviços não geram pausas, estão quase sempre disponíveis. Lojas, bares, restaurantes, shoppings, parques, hospitais, etc. continuam em plena atividade. Isso significa que o Brasil operacional nunca para.
O que de fato para do Natal até o Carnaval, são as tomadas de decisões. Mas será que isso realmente acontece?
Via de regra, o momento de festividades de final de ano, e grande parte do mês de janeiro, são utilizados como período de descanso, recesso ou “férias” pelos executivos e tomadores de decisão. E essa “pausa” pode reduzir o número de decisões estratégicas, o que significaria que o Brasil Estratégico fica em suspensão até o retorno dos mesmos.
No entanto, vivemos um momento diferente em nosso planeta – a pandemia do COVID-19 – e, por conta do alto risco de contágio com as aglomerações de foliões, o Carnaval já foi cancelado em pelo menos 20 estados Brasileiros até o momento, incluindo as cidades de Salvador e Rio de Janeiro, tradicionais polos carnavalescos.
Pensando nisso, será que podemos considerar que, excepcionalmente em 2021, as decisões estratégicas (Por exemplo, contratações, demissões, cortes de custos, investimentos em marketing, mudanças nos preços, mudança nas lideranças, cobertura de vendas, etc.) serão tomadas já antes do que seria o Carnaval?
A partir dessas considerações, elaboramos um questionário disponibilizado para mais de 3.500 contatos da base de relacionamento da Wiabiliza a fim de, através de suas respostas, compreender como as empresas no Brasil estão vendo este momento e, se a se valer de todas os desafios de 2020, desde já tomarão as decisões estratégicas que irão pautar o seu sucesso ao longo do ano.
E aqui está um resumo das respostas obtidas:
A partir da observação, interpretação e análise dos dados coletados, é possível inferir que essa percepção sobre “a economia só iniciar após o Carnaval” apresenta-se equivocada, pelo menos nos setores privados analisados.
Faça o download do e-book clicando abaixo, e tenha acesso aos estudos e análises completas!